Projectos

Oficina de carpintaria e construção

A Fundación IBO tem centrado os seus esforços na proteção do património histórico, arquitetónico e natural do Distrito do Ibo, através de um processo participativo que envolve instituições e associações locais.

Fruto desse esforço, foram reabilitados edifícios emblemáticos como a igreja de São João, o Centro de Apoio Nutricional do Ibo, a casa de cooperantes, a Casa Colonial Mwani House, a carpintaria Umbila e uma intervenção na fortaleza da ilha do Ibo.

Também trabalha na reabilitação de infraestruturas e serviços sociais.

No final de 2019, iniciou-se a reabilitação da única escola que acolhe alunos do ensino secundário, a escola Eduardo Mondlane que ficou seriamente danificada após a passagem do ciclone Kenneth (abril de 2019).

O telhado foi reconstruído e o acesso a fontes de água potável foi priorizado através da reabilitação de infraestruturas de água e saneamento (poços, lavatórios, cisternas e latrinas).

Em 2021 foram retomadas as obras de reabilitação das salas anexas e de uma parte do teto falso do edifício principal. O trabalho continua para concluir a obra em 2023.